MSDASCO 2019 - data

domingo, 02 junho 2019 22:51
Posters

Perceber o efeito da metformina na redução de risco de recidiva em mulheres com cancro da mama

A fazer um clinical research fellowship no Mount Sinai Hospital, em Toronto, a Dr.ª Isabel Pimentel trouxe até à ASCO um abstract intitulado “The effect of metformin on sex hormones in non-diabetic breast cancer patients in CCTG MA.32: A Phase III randomized adjuvant trial of metformin versus placebo in addition to standard therapy”. Com este trabalho a especialista do Porto foi distinguida com um Merit Award, atribuído pela Conquer Cancer Foundation. Assista ao vídeo

Vídeo

Agrupado na categoria da mama, Local/Regional/Adjuvant, em formato poster, o trabalho da Dr.ª Isabel Pimentel trata-se de uma subanálise ao ensaio clínico MA.32, um estudo de fase III randomizado, com um braço de metformina e outro de placebo em mulheres não diabéticas com cancro da mama em estádio inicial.

A investigação da especialista portuguesa teve como objetivo perceber “se a metformina tem algum impacto em termos de redução de risco de recidiva. Esta subanálise testou o efeito da metformina nas hormonas sexuais”, associadas ao risco de cancro de mama e de recidiva. Assim, a Dr.ª Isabel Pimentel selecionou “mulheres pós-menopáusicas com carcinomas de mama sem expressão de recetores hormonais”, de forma a ter “data as clean as possible” e avaliou as hormonas sexuais baseline e ao fim de dois meses de tratamento com metformina. Foram identificadas 315 mulheres, das quais 142 no grupo de metformina e 173 no grupo de placebo, verificando-se bastante equilíbrio entre os dois braços.

Como explica a Dr.ª Isabel Pimentel, “identificou-se que no ramo de metformina houve uma descida significativa de estradiol, a hormona sexual mais importante no cancro da mama hormonossensível e no risco de recidiva”, acrescentando que esta diferença foi “ajustada a peso e à variação do peso ao fim de seis meses e continuou a ser significativa”.

Entusiasmada com as perspetivas que estes resultados levantam, a Dr.ª Isabel Pimentel esclarece que será necessário esperar pelos resultados finais do MA.32, a ser divulgados em 2020, para se demonstrar o real efeito da metformina na redução de risco de recidiva no cancro da mama.

Subscrever Newsletter do Congresso

Agenda

mai31
13:00
S504
mai31
14:45
100bc
mai31

Área Reservada