MSDASCO 2019 - data

terça-feira, 04 junho 2019 17:32
Posters

Deficiência da recombinação homóloga como marcador de prognóstico no cancro gástrico metastático

Agrupado na categoria de abstracts de “Gastrointestinal (Noncolorectal) Cancer”, o trabalho do Dr. Nuno Sousa esteve exposto em poster na ASCO, no dia 3 de junho. O especialista do IPO do Porto apresenta-nos o trabalho intitulado “Homologous recombination deficiency as prognostic marker in metastatic gastric cancer”, no qual participaram cinco instituições hospitalares portuguesas, com resultados promissores.  Assista ao vídeo.

Vídeo

O estudo multicêntrico português aceite na ASCO 2019 na área do cancro gástrico metastático, como explica o especialista do IPO do Porto teve como objetivo “verificar se existe um prognóstico diferente entre doentes com cancro gástrico metastático quando tratados com quimioterapia de primeira linha padrão”. Desta forma, nesta análise retrospetiva pretendeu-se avaliar “se os doentes que tinham alterações de recombinação homóloga, um mecanismo de reparação de DNA, tinham um prognóstico diferente em comparação com os doentes cujos tumores apresentavam um mecanismo normal”.

Como afirma o Dr. Nuno Sousa: “os resultados foram surpreendentes e tivemos um resultado mais amplo do que o esperado”, sublinha, sendo que se verificou que “de facto os doentes com tumores onde se verifica uma deficiência da recombinação homóloga têm um melhor prognóstico quando tratados com quimioterapia do que os doentes com cancro gástrico metastático que não têm alterações neste mecanismo de reparação”, esclarece.

São importantes as conclusões deste trabalho português porque, como explica o seu primeiro autor, “poderá ser um indicador de potencial benefício de terapias como a imunoterapia, que é um dos aspetos que vamos explorar no futuro”, conclui.

O estudo contou com a participação de cinco centros hospitalares : IPO do Porto, Centro Hospitalar de São João; IPO de Lisboa; Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães, e com a colaboração do IPATIMUP e do CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologia e Serviços de Saúde.

Subscrever Newsletter do Congresso

Agenda

mai31
13:00
S504
mai31
14:45
100bc
mai31

Área Reservada