MSDASCO 2019 - data

quarta-feira, 05 junho 2019 17:33
Posters

Modelos clínicos preditivos da resposta e da sobrevivência dos doentes com melanoma metastático

No penúltimo dia da ASCO, a Prof.ª Doutora Inês Pires da Silva apresentou em poster um outro projeto em que está envolvida na área do melanoma, intitulado “Clinical models to predict response and survival in metastatic melanoma (MM) patients (pts) treated with anti-PD-1 alone (PD1) or combined with ipilimumab (IPI+PD1)”. Ouça a explicação deste modelo preditivo dos outcomes dos doentes. Assista ao vídeo.

Vídeo

Como descreve, a especialista é um trabalho que apresenta “modelos preditivo de resposta e também de progression free survival e de overall survival”, e para o qual foi usado uma coorte grande de doentes oriundos de quatro centros.

A partir do modelo criado, validado internamente e externamente, seguindo-se a construção daquela que a especialista considera ser a parte “interessante para os clínicos”. Ou seja, a conceção de um risk calculator, “através dos fatores que concluímos ser os melhores preditivos de resposta ou de progression free survival. De acordo com o doente e de acordo com um performance status de 1 ou mais, damos os pontos correspondentes. Fazemos isso para cada característica. No final obtemos uma soma de pontos, traçamos uma linha e podemos predizer a probabilidade de o doente estar livre de doença ou de estar vivo, dependendo do modelo”, explica, tendo este sido feito para uma coorte de PD1 e de IPI+PD1.

Com este monograma, a expetativa da Prof.ª Inês Pires da Silva é alcançar a validação prospectivamente.

Subscrever Newsletter do Congresso

Agenda

mai31
13:00
S504
mai31
14:45
100bc
mai31

Área Reservada